Description
War é um jogo de tabuleiro de guerra e estratégia, lançado no Brasil pela empresa Grow em 1971, baseado no jogo americano “Risco” (do inglês: “Risk” de Albert Lamorisse).
O jogo ocupa a 13 381ª posição no ranking do Board Game Geek, o site especializado em jogos de taubleiro.
Componentes do jogo War
O jogo é composto por:
– Um tabuleiro com um mapa contendo 6 territórios.
– 6 conjuntos de peças de cores diferentes (exércitos dos jogadores).
O valor -de cada peça do jogo é de :
– 1 ficha pequena = 1 exército
– 1 ficha grande = 10 exércitos
– 6 caixas plásticas que são usadas individualmente.
– 14 cartas especiais: cartas de missões secretas
– 44 cartas de jogo, sendo:
– 42 representando cada um território combinado com uma figura geométrica (quadrado, triângulo e círculo);
– 2 coringas (contendo as 3 figuras geométricas).
O jogo possui 6 dados, sendo:
– 3 vermelhos usados para os ataques
– 3 amarelos usados para as defesas
Regras do jogo
O jogo é disputado em um mapa do mundo dividido em 6 regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com uma determinado missão e, ganha quem a completar primeiro.[10]
É disputado em rodadas conforme os números dos dados, nas quais os participantes colocam exércitos (as peças menores) e atacam outros oponentes. Uma partida pode durar várias horas, com disputas, regidas pela estratégia dos jogadores e pela sorte lançada nos dados.
Cada participante pode atacar partindo de um ou vários territórios, conforme a estratégia pessoal. Se ele quiser atacar de mais de um território, ele deve indicar antes território de onde partirá o ataque e contra qual território será feito. Após finalizado o primeiro ataque, poderá iniciar outro a partir de qualquer território que lhe pertença.[10] O ataque, a partir de um território, somente pode ser executado em um território adversário que tenha fronteiras em comum, ou se estão ligado através de uma linha pontilhada.[10] Cada jogador pode atacar um território adversário quantas vezes achar necessário para conquista-lo, até ficar só um exército no seu território ou, até quando achar conveniente não atacar.[10]
No ataque, o número de exércitos que o jogador usará em cada batalha, será igual ao número de exércitos situados no território atacante – 1 (menos um), que é o exército de ocupação.[10] Onde 3 é o número máximo de exércitos participantes em cada ataque, mesmo que o número de exércitos possuídos no território seja superior.[10] O jogador atacante jogará a quantidade de dados igual aos exércitos participantes da batalha, o mesmo ocorrendo com o jogador da defesa.[10] Assim, se o atacante usar 3 exércitos contra um da defesa, ele jogará 3 dados contra um do defensor. Na defesa, o número de exércitos que o jogador usará, é de no máximo 3 e no mínimo 1 (podendo utilizar inclusive o exército de ocupação).[10]
fabioateodoro@gmail.com –
O produto esta maravilhoso!